Acabou o Verão, aproveitou o sol? Óptimo! Agora tem de cuidar da sua pele.

A pele do rosto é delicada e normalmente sofre com o sol. Vamos tratá-la para a manter saudável, prolongando o bronzeado que conseguiu.
No regresso de férias há um objectivo em matéria de beleza: conservar a todo o custo, essa magnífica cor dourada. Um desejo razoável, mas que não deve, de modo algum chegar ao ponto de se tornar uma obsessão.

Durante o Verão, quando gozou as delícias das praias, a pele pode ter sofrido uma agressão conjunta do sol, do vento e do sal. Então vamos ver como isso pode ser verificado rapidamente. Ponha-se diante de um espelho de aumento e coloque os dedos sob os olhos, forçando-os ligeiramente. Se notar então, uma constelação de pequenas rugas, em forma de estrela, será preciso agir rapidamente. A sua pele desidratou-se sob os efeitos dos raios solares e perdeu a elasticidade. Porém, será necessário agir de modo eficaz, pois a pele vai recuperar.
O fenómeno da desidratação com a mesma frequência no caso das peles secas como no das peles oleosas, mas como o sol não age do mesmo modo quando se trata de uma ou outra os cuidados diferem em cada caso.

Vejamos então:


Pele seca

Aparentemente é a esta que o Verão escaldante mais faz sofrer. Fina e frágil é a mais ameaçada. No retorno a uma vida civilizada ofereça-lhe um tratamento de imersão. Isto significa que durante o dia deve beber cerca de 2 litros de água. Este é o tratamento interno. O externo é feito por meio de um creme super – hidratante. Um emulsão de água em óleo, cuja composição, próxima à do”óleo” natural que protege a pele habitualmente, terá com a epiderme uma afinidade muito particular. Este clima favorável fornecido pelo alimento – creme vai ajudar a sua pele a processar, a partir do interior, a hidratação que lhe é necessária, agora indispensável e a reencontrar o seu equilibrio perdido. Durante 15 dias mantenha pontualidade absoluta. Aplique o creme pela manhã e à noite, insistindo sempre nas partes mais finas e frágeis do rosto: a fronte, o contorno dos olhos e o redor da boca. Faça massagens suaves através de movimentos circulares. Outro cuidado que não se pode dispensar é a máscara semanal, também hidratante.

Pele Oleosa

Mesmo quando parece saudável, a pele oleosa depois da exposição aos raios solares também está traumatizada. Sob o bronzeado estupendo que dissimula pontos negros e que elimina da pele o brilho gorduroso, hibernam pacientemente algumas catastrofezinhas. Também vitimas da desidratação, as peles oleosas reclamam, tal como as secas, cremes ricos em elementos lipídicos. Na sua verdadeira necessidade na volta das férias, a pele oleosa necessita é de uma limpeza de pele.