Máscaras de frutas!


Com certeza que já tiveram oportunidade de comprovar que a natureza faz maravilhas com nossa pele. Desde os tempos dos antigos egípcios, gregos e romanos, até aos nossos dias, que se tem utilizado produtos feitos de frutas, ervas e flores. Por exemplo: comprovou-se que a flor da acácia, juntamente com a água em forma de vapor, ao penetrar na pele, tonifica e hidrata a pele do rosto. 

De alguns dos muitos frutos exóticos que existem, podemos fazer frescas e suaves máscaras de rosto. Por exemplo, para hidratar a pele, podemos usar uma máscara de melancia, melão ou papaia. A forma de a fazer é muito simples. Num pequeno recipiente, esmague um pouco de fruta que tenha sobrado (se é a parte que cerca a casca, será melhor, já que esta é que contém mais vitaminas) e aplique-a em todo o rosto, incluindo o pescoço. O único lugar onde não deverá pôr a papa é nas pálpebras, pois deve sempre respeitar a área dos olhos, por esta ser muito sensível.

Só poderá aplicar a máscara depois de ter limpo o rosto cuidadosamente com um creme de limpeza, que deve ser de acordo com o seu tipo de pele. A máscara deve manter-se no rosto e no pescoço durante 15 a 20 minutos. Uma vez que as substâncias da fruta tenham penetrado na pele, retira-se com um pouco de água tépida. Para as máscaras de citrinos, só deve usar umas gotas de limão, laranja ou ananás, que devem ser misturadas com outros ingredientes(não devem usar-se puras, pois são demasiado ácidas e a pele do rosto poderia ficar irritada) como a: aveia fervida com água e leite (deve ficar suficientemente compacta para fazer com ela uma pasta espessa), abacate, iogurte, gema de ovo, natas ou banana. 

Outra fruta boa para se empregar em máscaras são os morangos, no entanto, tenha cuidado, pois nem todas as peles aguentam os morangos puros. Se, no entanto, os consegue tolerar, aqui tem uma boa receita: esmagam-se de 8 a 10 morangos, com 2 colheres de iogurte, basta fazer uma mistura suave. Em seguida, aplica-se e deixa-se estar durante 20 minutos (ao menor sintoma de irritação deve retirá-la de imediato). É uma boa forma de hidratar a pele e deixará um bonito tom rosado. 
 
Pele seca! Aqui tem a solução. Esta máscara produz muito bons resultados em peles secas: mistura-se meio abacate com 2 ou 3 colherzinhas de natas, adiciona-se 20 gotas de gérmen de trigo e aplica-se de imediato, sobretudo, nos lugares onde a pele se encontra mais seca, deixando actuar durante 20 minutos. Se for necessário pode aplicar esta máscara 2 vezes por semana.

Para rostos muito brancos e pálidos.
Um tratamento aconselhável para aquelas pessoas que desejam adquirir mais cor na pele (sobretudo pessoas brancas e pálidas) é a máscara de cenoura, à qual se adicionam outros ingredientes.
A preparação é a seguinte: ralam-se 2 cenouras grandes e uma colher de sopa de batata também ralada e mistura-se uma gema de ovo.
Nota: ao adicionar a gema convertemos esta máscara em nutritiva, por causa das proteínas que contém. A forma de aplicar é diferente das anteriores. Coloca-se no rosto uma gaze, que deve ser bastante fina, para permitir a passagem da mistura. Aplica-se em seguida, a mistura e deixa-se repousar durante 20 minutos. Ao fim deste tempo, retira-se com um algodão embebido em leite e depois com água fria.